Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

CÚRCUMA: 8 BENEFÍCIOS QUE VOCÊ VAI ADORAR CONHECER!

19-07-2017

https://static.noticiasaominuto.com/stockimages/1920/naom_57e26c49de826.jpg

 

 

A cúrcuma (curcuma longa, ou açafrão-da-índia) é uma planta medicinal que é utilizada desde a antiguidade como complemento para melhorar a saúde. Pertencente à família das zingiberáceas, da qual o gengibre também faz parte, é uma especiaria antioxidante e anti-inflamatória com benefícios surpreendentes.


Durante séculos foi valorizada pelas suas aplicações culinárias, sendo essencial como condimento e corante de uma ampla variedade de pratos. Porém, além disso, é a base de muitos remédios naturais cujo fim é controlar a dor, a inflamação e possíveis infecções.


De fato, visto que concentra poderosos ativos, há estudos que afirmam que pode ser benéfica para evitar o desenvolvimento de vários tipos de câncro.


O melhor de tudo é que ela pode ser adicionada em imensas receitas e, além disso, é combinada com facilidade com outros ingredientes para potencializar os seus efeitos. Tendo em conta que alguns ainda não aproveitam as suas propriedades, a seguir queremos compartilhar 8 boas razões para começar a pensar em adicioná-la à sua alimentação.


Leia e descubra cada uma delas!

 


1. Alivia os Problemas Digestivos - Como indicamos, a cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias e digestivas que podem ajudar a tratar os sintomas da indigestão e o excesso de acidez.


Os seus ativos naturais ajudam no restabelecimento dos movimentos peristálticos, ao mesmo tempo em que promovem a eliminação dos rejeitos de que o corpo não necessita.

 


2. Reduz as Dores da Artrite - As receitas preparadas com cúrcuma, especialmente a infusão e o sumo, oferecem interessantes benefícios aos pacientes com artrite ou inflamações nas articulações.


Os seus agentes antioxidantes e anti-inflamatórios atuam em conjunto e, depois de assimilados, apoiam o alívio da rigidez e das dores nas extremidades.

 


3. Previne o Alzheimer - Um dos compostos ativos da cúrcuma, a curcumina, age como anti-inflamatório no cérebro e detem os efeitos negativos causados pelos radicais livres do ambiente.


Estas propriedades reduzem o desgaste cognitivo associado à idade e, a longo prazo, apoiam a prevenção de doenças crônicas como o Alzheimer.

 


4. Reduz o Risco de Câncro - A alta concentração de antioxidantes que esta raiz tem é um grande complemento nutricional para restabelecer a atividade das células diante dos danos causados pelas toxinas e os radicais livres.


Isto quer dizer que, ao apoiar a regeneração celular, diminui o risco de envelhecimento precoce, assim como o risco de doenças como o câncro.

 

 

http://www.nature-energie-vitalite.com/wp-content/uploads/2016/12/les-bienfaits-du-curcuma.jpg

 

 


5. Melhora a Saúde do Fígado - Durante centenas de anos a cúrcuma foi um dos ingredientes mais utilizados para os problemas do fígado, uma vez que as suas propriedades ajudam a equilibrar os níveis da bilirrubina e da bile.


Estas secreções são fundamentais para um ótimo funcionamento do fígado e participam e auxiliam no processo de digestão.


Por outro lado, as vitaminas, minerais e antioxidantes deste ingrediente apoiam a desinflamação do órgão e facilitam a eliminação das toxinas e gorduras retidas nos seus tecidos.

 


6. Protege a Saúde Cardiovascular - O consumo regular desta especiaria é um grande apoio para o funcionamento do coração, pois cuida das artérias e favorece a circulação sanguínea.


As suas propriedades antioxidantes ajudam a regular os níveis do mau colesterol (LDL) e triglicerídeos, por isso impedem o desenvolvimento de problemas como a aterosclerose e a hipertensão.


Também serve para evitar a acumulação de placa nas paredes arteriais e previne problemas inflamatórios no sistema.

 


7. Melhora a Saúde da Pele - O consumo e a aplicação tópica da cúrcuma podem ajudar a prevenir o envelhecimento precoce da pele e outros transtornos que afetam a beleza.


Os seus antioxidantes evitam o dano celular causado pelos radicais livres e, de quebra, favorecem a produção de colágeno e elastina.

 


8. Previne o Diabetes - Os antioxidantes e anti-inflamatórios da cúrcuma têm a capacidade de apoiar o metabolismo dos açúcares e, portanto, são benéficos para a prevenção do diabetes tipo 2.


Consumir um copo de sumo de cúrcuma, ou adicioná-la a sopas e saladas, pode reduzir de forma notável os picos altos de glicose.

 


    Outras Considerações


- Ainda que esta especiaria tenha muitos nutrientes e propriedades medicinais, é primordial ter em conta que não deve consumi-la de forma excessiva, porque pode tornar-se irritativa para o estômago.


- Também não é recomendada para pacientes com cálculos na vesícula, visto que pode aumentar a intensidade das cólicas.


- Aqueles em tratamentos médicos com anticoagulantes e anti-inflamatórios devem consultar um especialista antes de adicionar esta especiaria aos seus planos de alimentação.


E então, que tal animar-se adicionando esta especiaria aos seus pratos? Agora que você conhece os seus principais benefícios, adquira-a o quanto antes e comece a consumi-la com o objetivo de melhorar a sua saúde!


fonte: Saúde Mais

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.